sábado, 9 de outubro de 2010

Prêmio Nobel

Condensado de Bose-Einstein

O Prêmio Nobel da Física 2001 foi atribuído a três cientistas que demonstraram em laboratório um novo estado da matéria que pode ajudar ao desenvolvimento da eletrônica miniaturizada, computadores mais rápidos e instrumentos de medição mais precisos, segundo comunicado oficial publicado no site da Fundação do Nobel.

O Nobel da Física de 2001 foi partilhado por Eric A. Cornell do National Institute of Standards and Technology americano, Carl E. Wieman da Universidade do Colorado e Wolfgang Ketterle, do Massachusetts Institute of Technology. O galardão premeia os trabalhos desenvolvidos na demonstração da Teoria da Matéria Condensada, um estado da matéria proposta há cerca de 70 anos por Albert Einstein.

Os átomos formaram o que os cientistas denominam a condensação de Bose Einstein (BEC), um estado da matéria diferente dos sólidos, líquidos e gazes, em que um conjunto de átomos começa a actuar em uníssono como se fosse só um. O físico indiano Bose escreveu a Einstein no inicio dos anos 20 expondo as suas teorias sobre partículas de luz, tendo Albert Einstein desenvolvido a ideia de que se átomos de gás fossem colocados sobre pressão e se fosse possível abrandar os seus movimentos poder-se-ia atingir um novo estado da matéria. 
Wolfgang KetterleCarl E. WiemanEric A. Cornell

(da esqueda para direita Wolfgang Ketterle,Carl E. Wieman e Eric A. Cornell )

Referência: http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/premio_nobel_da_fisica_promete_novo_avanco_na_869709.html




Descoberta do Raio-X

O Prêmio Nobel de Fisica de 1901(1°Prêmio) foi concedido ao físico alemão WILHELM CONRAD RÖNTGEN em reconhecimento pelos extraordinários serviços prestados na descoberta dos intrigantes raios subsequentemente denominados de raios RÖNTGEN – Raios X – outra forma de luz.

Uma nova forma de radiação foi descoberta em 1895 por Wilhelm Röntgen, um físico alemão. Designou esta radiação de radiação X para salientar a sua natureza desconhecida. Esta radiação misteriosa tinha a capacidade de atravessar muitos materiais que absorviam a luz visível. Esta característica tornou ao longo dos anos os raios X úteis em muitos domínios. As aplicações mais importantes da tecnologia dos raios X verificaram-se no mundo da medicina, mas os raios X jogaram também um papel crucial noutras áreas: foram fundamentais na investigação em mecânica quântica, na cristalografia e na cosmologia.
                                                                                                                         
Referência: http://lojadasideias.blogspot.com/2005/03/rntegen-prmio-nobel-da-fsica-1901.html


Comentário do Grupo:
Todos os Prêmios de Fisica concedidos até hoje são muito importantes sem exeção,pois cada um tem uma função nos dias atuais.

Com algumas descobertas a medicina avançou,novos materiais foram descobertos e principalmente se evoului muito na área da física.

As duas premiações que escolhemos para postagem do blog foram muito importantes e interessantes também,uma delas foi a descoberta do raio-x cremos que hoje a medicina sem o raio-x não seria a mesma coisa,pois pelo raio-x você pode obter resultados imediatamente como por exemplo quando se tem alguma dor ou qualquer outra coisa.Já com o condensado de Boss-Einstein, por ele ter sido descoberto "recentemente" agora não é muito utilizado más futuramente será muito útil pelo fato dele ajudar no desenvolvimento da eletrônica miniaturizada,na produção de computadores mais rápidos e instrumentos de medição mais precisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário